sexta-feira, 15 de abril de 2011

Terremoto no Japão

Placas Tectônicas


Os movimentos das placas são devidos às "correntes de convecção" as correntes de convecção são causadas pelo movimento acendente dos materiais mais quentes do manto (magma) e tende a se movimentar lateralmente e perder o calor por causa sa resistência e depois descer novamente dando lugar à mais material aquecido.

O Japão sofreu o seu maior tremor de todos os tempos, ele teve 8,9 de magnitude.
O tsunami teve mais de 10 metros de altura e varreu a cota do país.

O primeiro terremoto aconteceu às 14 horas e 46 minutos (horário local-02 horas 46 minutos de Brasília) de sexta-feira (11) a uma profundidade de 24km, de acordo com o Centro de Estudos Geológicos dos E.U.A. (USGS), que monitora tremores no mundo todo.


Cidades pequenas correm risco de desaparecer no norte e no nordeste do país.
 O número de mortos atualmente no Japão é de 3500, os policiais afirmam que há mais de 7500 desaparecidos e mais de 100 000 pessoas desabrigadas, e há mais de 3000 casas destruídas.


A explosão de quatro reatores da central nuclear de Fukushima 1, no nordeste do Japão, faz o país e o mundo tremer num acidente nuclear com consequências para a saúde humana.


A radiação aumentou 10 vezes, mais não trouxe danos a saúde e os geólogos dizem que uma grande frente fria está trazendo a radiação para o oceano pacífico.



Pesquisa realizada em 16/03/11




Nenhum comentário:

Postar um comentário